domingo, 28 de agosto de 2016

HÁ TEMPO PARA TUDO!



Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;”Eclesiastes 3:2
 Venho hoje por meio deste breve texto, falar um pouco para as jovens solteiras. Tenho uma grande preocupação com as moças solteiras cristãs, pois elas serão as mães e esposas de amanhã, tenho uma grande preocupação, com o que elas têm feito desse tempo que Deus reservou para as mesmas, o tempo de solteiras. Jovens, esse tempo em que não estão com nenhum tipo de relacionamento, é um tempo que jamais irá voltar em suas vidas, tempo este, separado por Deus, para que possam se dedicar a Ele (1 Corintios 7:34), em orações, estudo da palavra e etc, então tentarei de forma breve a luz das escrituras, e tendo como apoio a visão puritana de como as jovens devem agir, passarei agora a expor alguns pontos.
Quero falar não só as jovens, porém, as mães que porventura estão lendo este texto, pois, vocês têm um papel fundamental na vida de suas filhas. Faço das minhas, as palavras do John Angell James quando ele escreve: “Quem não sabe que a base da qualidade de um império está na constituição doméstica, e em famílias bem treinadas?”. As primeiras professoras das meninas puritanas eram suas mães, cujas, eram bastante instruídas sobre os mais diversos temas. As crianças puritanas eram alfabetizadas com a palavra de Deus, e a função principal do saber ler e escrever, era gloficar o nome de Deus com tais feitos. Leland Rykel um historiador puritano disse ”Na visão puritana, a educação cristã começa em casa e é, em última instância, responsabilidade dos pais. “As escolas são uma extensão da instrução e valores dos pais, não um substituto para eles”, ou seja, podemos aferir que a educação para os puritanos era uma responsabilidade suprema dos pais, e hoje, podemos nos questionar se nossas crianças e jovens estão recebendo essa dedicação de seus pais, ou se os mesmos estão conferindo tal responsabilidade para o Estado. Podemos nos questionar como pais, o que nossos filhos têm aprendido acerca das Escrituras Sagradas. Será que nos preocupamos com isso?
As moças puritanas estudavam sobre os mais variados assuntos, sendo estes pertinentes no convívio futuro do lar, não só religião, mas desde filosofia e outras línguas, até matemática (aritmética à geometria ou álgebra). E eram muito bem instruídas em seus afazeres domésticos, dominavam os mais diversos assuntos, eram moças ”úteis”, e podiam auxiliar qualquer pessoa, eram como as mulheres de Filipenses 4:3, e glorificavam o nome de Deus em todas as áreas de sua vida, já que para os puritanos não havia essa distinção de secular e religioso, tudo para eles era religioso, pois em tudo, eles queriam glorificar o nome de Deus. Moças, devemos buscar ser como a mulher virtuosa descrita em Provérbios 31: 10-31, devemos usar esse tempo que Deus reservou para nós, este tempo em que não temos firmado nenhum tipo de relacionamento amoroso, para que possamos aprender e estudar, afim de que sejamos no futuro como a mulher virtuosa já mencionada, o que vamos aprender nesse período determinará como seremos como esposa e mãe no nosso casamento. Devemos nos espelhar na conduta das jovens puritanas e em suas difíceis escolhas, optaram por aprender a ser aquilo que seus futuros maridos e Cristo desejam que elas sejam. Jovens, não percam seu tempo com as coisas vãs e passageiras, dediquem suas vidas e seu tempo a esse aprendizado, lembro do que o puritano Charles H. Spurgeon falou: “Salomão declarou ao olhar as coisas vãs e passageiras – vaidade de vaidades, tudo é vaidade. Mas, da Bíblia Sagrada, só se pode dizer – VERDADE DE VERDADE, TUDO É VERDADE.” Moças, não se encantem com as coisas vãs e passageiras, pois tudo isso é vaidade.
Lendo um pouco mais, podemos extrair mais alguns ensinamentos acerca das jovens puritanas, elas eram ensinadas que o amor pelo Senhor estava em primeiro lugar e o amor humano devia alimentar esse amor e não desviá-las dele. Quando falo sobre o comportamento da jovem cristã solteira, gosto de reportar-me a história de Ester, a Rainha da Pérsia, a preparação sofrida tanto por Ester, quanto pelas jovens que ali estavam (Ester 2:2), serve hoje para nós de exemplo, todas as escolhidas para estar com o rei, sendo assim candidatas a Rainha no lugar de Vasti, passaram por 12 meses de aprendizado e cuidados com si própria (Ester 2:12), deveriam estar a altura do rei para que ele pudesse escolher a que mais o agradava. Foram seis meses de aprendizado, sendo este tempo gasto em etiqueta e maneira de se portar diante do rei e o que mais o agradaria, além de seis meses de purificação com óleos de mirra e com especiarias, sendo então após todo este tempo, Ester a escolhida pelo rei. Podemos extrair da bela historia de Ester que não acabou por ai, o fator preparação, todas as jovens foram preparadas para estar diante de seu futuro pretendente, de mesma maneira, devemos nós Jovens nós preparar para o devido momento onde seremos chamadas a vivenciar uma benção de Deus que é o casamento. Estejamos, pois preparadas para este dia, confiando apenas no SENHOR, glorificando a Ele em todos os momentos, sem jamais esquecer que tudo é para Ele e por Ele.
Soli Deo Gloria.

Texto originalmente escrito para o blog Cristãos Contra o Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Donna Charada - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: MPC Criação.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo